Descrição do Perfil:
Profissional apto a participar no planeamento e desenvolvimento de estratégias de marketing e de comunicação da organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, através das relações públicas e da publicidade.
Disciplinas:
- Português
- Língua Estrangeira
- Área de Integração
- Educação Física
- Tecnologias da Informação e Comunicação
- Matemática
- Psicologia e Sociologia
- História da Cultura e das Artes.
- Comunicação Publicitária e Criatividade
- Técnicas e Práticas de Comunicação e Relações Públicas
- Comunicação Gráfica e Audiovisual
- Formação em Contexto de Trabalho
O que faz:
- Acompanhar as tendências do mercado nacional e internacional.
- Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização.
- Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing pré-estabelecidos/definidos.
- Operacionalizar as linhas de atuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia da organização e respetivo plano de comunicação.
- Participar na execução das ações/táticas de comunicação dirigidas aos diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades.
- Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização.
- Participar na organização e operacionalização de contextos/eventos que visem a promoção comercial ou institucional, com base em técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno e externo) da organização.
- Colaborar e participar na conceção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela integração ativa em equipas criativas ou de produção;
- Elaborar um plano de media e desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social.
- Participar na conceção, produção e seleção, de acordo com o modelo determinado, dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão suporte a operações relacionais.
Saída profissional:
- Empresas de comunicação social, marketing e publicidade
- Agências de publicidade e departamentos de relações públicas, comunicação e imagem de empresas e instituições, incluindo instituições públicas
- Assessoria em qualquer área da comunicação, marketing e publicidade
- Empresas de vendas, promoção e pesquisa de mercado
- Empresas de gestão de produto e organização de eventos
- Órgãos de comunicação social
- Marketing digital e social media
Atitudes:
- Demonstrar autonomia e responsabilidade.
- Demonstrar capacidade de iniciativa na resolução de situações concretas.
- Demonstrar capacidade de organização.
- Apresentar espírito crítico e hábitos de tolerância e de cooperação.
- Trabalhar em equipa.
- Demonstrar capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal.
- Demonstrar capacidade de argumentação, respeitando as ideias dos outros.
- Manifestar criatividade e abertura à mudança e inovação.
- Demonstrar capacidade de adaptação a diferentes situações e contextos.
- Demonstrar capacidade de sigilo e espírito de rigor.
- Revelar capacidade de gerir prioridades.
- Desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social.
MAIS INFORMAÇÕES:
https://catalogo.anqep.gov.pt/qualificacoesDetalhe/7404
SUBSÍDIOS:
- Alimentação
- Transporte ou Alojamento
- Bolsa de Profissionalização
CERTIFICAÇÃO: