Descrição do Perfil:

Profissional apto a vender produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, tendo em vista a satisfação dos clientes.

 

Disciplinas:

  • Português
  • Língua Estrangeira
  • Área de Integração
  • Educação Física
  • Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Matemática
  • Economia
  • Comercializar e Vender
  • Comunicar no Ponto de Venda
  • Organizar e Gerir a Empresa
  • Comunicar em Inglês e Francês
  • Formação em Contexto de Trabalho

 

O que faz:

  1. Estudar os produtos e/ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades dos clientes
  2. Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades.
  3. Processar a venda de produtos e/ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis.
  4. Controlar a caixa, procedendo à sua abertura e fecho.
  5. Participar na organização e animação do estabelecimento comercial.
  6. Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do estabelecimento comercial.
  7. Colaborar na definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta, nomeadamente a procura dos clientes e a existência de novos produtos e/ou serviços no mercado.
  8. Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes.
  9. Proceder à organização da documentação relativa ao processo de venda.

 

Saída profissional:

  1. Empresas públicas ou privadas de venda de bens e/ou serviços
  2. Lojas, armazéns, centros comerciais, supermercados, entre outros
  3. Promotor de vendas
  4. Agente ou delegado comercial
  5. Auxiliar administrativo
  6. Gestor comercial
  7. Criação do próprio negócio 

Atitudes:

  1. Manter organizado o posto de trabalho de forma a responder às solicitações dos clientes.
  2. Demonstrar disponibilidade e cortesia no relacionamento com interlocutores diferenciados.
  3. Gerir o tempo em função do fluxo de clientes.
  4. Adotar comportamentos assertivos na relação com os públicos.
  5. Adaptar a linguagem às características dos interlocutores.
  6. Integrar as normas de segurança, higiene e saúde da atividade comercial e as respeitantes aos produtos comercializados, no exercício da sua função.
  7. Tomar iniciativa na resolução de problemas.
  8. Demonstrar disponibilidade para a inovação e para a aprendizagem ao longo da vida. 
MAIS INFORMAÇÕES:

https://catalogo.anqep.gov.pt/qualificacoesDetalhe/7371 

SUBSÍDIOS: 
  • Alimentação
  • Transporte ou Alojamento
  • Bolsa de Profissionalização

 

CERTIFICAÇÃO:

 

 

Atividades:

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