Profissional apto a vender produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, tendo em vista a satisfação dos clientes.
Disciplinas:
Português
Língua Estrangeira
Área de Integração
Educação Física
Tecnologias da Informação e Comunicação
Matemática
Economia
Comercializar e Vender
Comunicar no Ponto de Venda
Organizar e Gerir a Empresa
Comunicar em Inglês e Francês
Formação em Contexto de Trabalho
O que faz:
Estudar os produtos e/ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades dos clientes
Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades.
Processar a venda de produtos e/ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis.
Controlar a caixa, procedendo à sua abertura e fecho.
Participar na organização e animação do estabelecimento comercial.
Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do estabelecimento comercial.
Colaborar na definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta, nomeadamente a procura dos clientes e a existência de novos produtos e/ou serviços no mercado.
Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes.
Proceder à organização da documentação relativa ao processo de venda.
Saída profissional:
Empresas públicas ou privadas de venda de bens e/ou serviços
Lojas, armazéns, centros comerciais, supermercados, entre outros
Promotor de vendas
Agente ou delegado comercial
Auxiliar administrativo
Gestor comercial
Criação do próprio negócio
Atitudes:
Manter organizado o posto de trabalho de forma a responder às solicitações dos clientes.
Demonstrar disponibilidade e cortesia no relacionamento com interlocutores diferenciados.
Gerir o tempo em função do fluxo de clientes.
Adoptar comportamentos assertivos na relação com os públicos.
Adaptar a linguagem às características dos interlocutores.
Integrar as normas de segurança, higiene e saúde da atividade comercial e as respeitantes aos produtos comercializados, no exercício da sua função.
Tomar iniciativa na resolução de problemas.
Demonstrar disponibilidade para a inovação e para a aprendizagem ao longo da vida.