Descrição do Perfil:
Profissional apto a vender produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, tendo em vista a satisfação dos clientes.
Disciplinas:
- Português
- Língua Estrangeira
- Área de Integração
- Educação Física
- Tecnologias da Informação e Comunicação
- Matemática
- Economia
- Comercializar e Vender
- Comunicar no Ponto de Venda
- Organizar e Gerir a Empresa
- Comunicar em Inglês e Francês
- Formação em Contexto de Trabalho
O que faz:
- Estudar os produtos e/ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades dos clientes
- Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades.
- Processar a venda de produtos e/ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis.
- Controlar a caixa, procedendo à sua abertura e fecho.
- Participar na organização e animação do estabelecimento comercial.
- Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do estabelecimento comercial.
- Colaborar na definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta, nomeadamente a procura dos clientes e a existência de novos produtos e/ou serviços no mercado.
- Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes.
- Proceder à organização da documentação relativa ao processo de venda.
Saída profissional:
- Empresas públicas ou privadas de venda de bens e/ou serviços
- Lojas, armazéns, centros comerciais, supermercados, entre outros
- Promotor de vendas
- Agente ou delegado comercial
- Auxiliar administrativo
- Gestor comercial
- Criação do próprio negócio
Atitudes:
- Manter organizado o posto de trabalho de forma a responder às solicitações dos clientes.
- Demonstrar disponibilidade e cortesia no relacionamento com interlocutores diferenciados.
- Gerir o tempo em função do fluxo de clientes.
- Adotar comportamentos assertivos na relação com os públicos.
- Adaptar a linguagem às características dos interlocutores.
- Integrar as normas de segurança, higiene e saúde da atividade comercial e as respeitantes aos produtos comercializados, no exercício da sua função.
- Tomar iniciativa na resolução de problemas.
- Demonstrar disponibilidade para a inovação e para a aprendizagem ao longo da vida.
MAIS INFORMAÇÕES:
https://catalogo.anqep.gov.pt/qualificacoesDetalhe/7371
SUBSÍDIOS:
- Alimentação
- Transporte ou Alojamento
- Bolsa de Profissionalização
CERTIFICAÇÃO: