Descrição do Perfil:

Profissional apto a vender produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, tendo em vista a satisfação dos clientes.

 

Disciplinas:

  • Português
  • Língua Estrangeira
  • Área de Integração
  • Educação Física
  • Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Matemática
  • Economia
  • Comercializar e Vender
  • Comunicar no Ponto de Venda
  • Organizar e Gerir a Empresa
  • Comunicar em Inglês e Francês
  • Formação em Contexto de Trabalho

 

O que faz:

  1. Estudar os produtos e/ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades dos clientes
  2. Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades.
  3. Processar a venda de produtos e/ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis.
  4. Controlar a caixa, procedendo à sua abertura e fecho.
  5. Participar na organização e animação do estabelecimento comercial.
  6. Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do estabelecimento comercial.
  7. Colaborar na definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta, nomeadamente a procura dos clientes e a existência de novos produtos e/ou serviços no mercado.
  8. Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes.
  9. Proceder à organização da documentação relativa ao processo de venda.

 

Saída profissional:

  1. Empresas públicas ou privadas de venda de bens e/ou serviços
  2. Lojas, armazéns, centros comerciais, supermercados, entre outros
  3. Promotor de vendas
  4. Agente ou delegado comercial
  5. Auxiliar administrativo
  6. Gestor comercial
  7. Criação do próprio negócio 

Atitudes:

  1. Manter organizado o posto de trabalho de forma a responder às solicitações dos clientes.
  2. Demonstrar disponibilidade e cortesia no relacionamento com interlocutores diferenciados.
  3. Gerir o tempo em função do fluxo de clientes.
  4. Adotar comportamentos assertivos na relação com os públicos.
  5. Adaptar a linguagem às características dos interlocutores.
  6. Integrar as normas de segurança, higiene e saúde da atividade comercial e as respeitantes aos produtos comercializados, no exercício da sua função.
  7. Tomar iniciativa na resolução de problemas.
  8. Demonstrar disponibilidade para a inovação e para a aprendizagem ao longo da vida. 
MAIS INFORMAÇÕES:

https://catalogo.anqep.gov.pt/qualificacoesDetalhe/7371 

SUBSÍDIOS: 
  • Alimentação
  • Transporte ou Alojamento
  • Bolsa de Profissionalização

 

CERTIFICAÇÃO:

 

 

Atividades:

10 julho 2024
CMR
Os alunos finalistas do curso Profissional de Técnico Comercial apresentaram, no auditório Pe. José Cabral, as suas Provas de Aptidão Profissional per...
26 junho 2024
CMR
O aluno finalista do curso profissional de Técnico Comercial, Paulo Ceifão, desafiou os colegas e professores a visitarem um local emblemático localiz...
24 junho 2024
CMR
A aluna Nádia Rente, do curso profissional técnico Comercial, realizou a componente prática da sua Prova de Aptidão Profissional (PAP) no supermercado...
24 junho 2024
CMR
A aluna Jéssica Silva, do curso profissional técnico Comercial, realizou a componente prática da Prova de Aptidão Profissional (PAP) no espaço comerci...
08 junho 2024
CMR
O aluno Norberto Azevedo, finalista do curso profissional Técnico Comercial, apresentou a sua ideia de projeto de Prova de Aptidão Profissional, com u...
05 junho 2024
CMR
As alunas Luana Ferreira e Inês Cardoso realizaram a componente prática da PAP na Nossa Senhora da Lapa e Penedono.  A Luana apresentou o seu pro...
29 fevereiro 2024
COM
CMR
No âmbito do complemento da sua formação técnica os alunos dos cursos de Técnico Comercial (11º ano) e de Técnico de Comunicação - Marketing, Relações...
18 dezembro 2023
CMR
No âmbito do desenvolvimento das atividades do curso profissional de técnico comercial, os alunos realizaram o mercado de Natal em final de período. A...
08 novembro 2023
CMR
Na EPT valorizamos a aplicação prática de saberes adquiridos, proporcionando aos nossos alunos uma aprendizagem em contexto real de trabalho.  Au...

Link Direto

Acesso rápido as áreas mais visitados no website da Escola Profissional de Trancoso.

Contactos

 
+(351) 271 829 133
 
 
Escola Profissional de Trancoso
Avenida Rainha Santa Isabel
6420-077, Trancoso
Portugal