O Técnico de Marketing é o profissional qualificado apto a colaborar na elaboração de estudos de mercado e apoiar o estudo do comportamento do consumidor/cliente com o objectivo de ajudar a definir/redefinir segmentos de mercado, permitindo o ajustamento permanente da actividade da empresa com o mercado, e de colaborar na definição das estratégias de marketing-mix e operacionalização de políticas de gestão, centradas nas necessidades e satisfação do cliente/consumidor.
Saída profissional:
As actividades principais a desempenhar por este técnico são:
- Colaborar na elaboração e realização de estudos de mercado, bem como no apoio à caracterização do perfil do consumidor|cliente alvo da empresa;
- Contribuir para a definição e caracterização do segmento alvo, suportado pelas estratégias de segmentação;
- Operacionalizar políticas de gestão de marketing-mix da empresa, executando tarefas respeitantes à análise dos produtos, preços e vendas;
- Operacionalizar políticas de comunicação da empresa, nomeadamente contactando clientes, fornecedores ou outras entidades ligadas directa ou indirectamente à actividade da empresa;
- Operacionalizar políticas de lançamento e promoção de novos produtos;
- Colaborar na definição de políticas de atendimento, acompanhamento e fidelização de clientes;
- Colaborar na elaboração do plano de marketing da empresa, bem como no planeamento e implementação de acções pontuais de marketing, nomeadamente recolhendo e organizando os elementos necessários à sua execução.
Disciplinas (número de horas):
- Português (320)
- Língua Estrangeira - Inglês (220)
- Área de Integração (220)
- Tecnologias da Informação e Comunicação (100)
- Educação Física (140)
- História da Cultura e das Artes (200)
- Matemática (100)
- Marketing (270)
- Psicologia e Sociologia (200)
- Comunicação Publicidade e Criatividade (240)
- Técnicas e Práticas de Comunicação e Relações Públ (240)
- Comunicação Gráfica e Audiovisual (430)
- Formação em Contexto de Trabalho (420)