Comunicação, Marketing, RP e PubCurso profissional nível 4

Descrição do Perfil:

Profissional apto a participar no planeamento e desenvolvimento de estratégias de marketing e de comunicação da organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, através das relações públicas e da publicidade.

Disciplinas:

  • Português
  • Língua Estrangeira
  • Área de Integração
  • Educação Física
  • Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Matemática
  • Psicologia e Sociologia
  • História da Cultura e das Artes.
  • Comunicação Publicitária e Criatividade
  • Técnicas e Práticas de Comunicação e Relações Públicas
  • Comunicação Gráfica e Audiovisual
  • Formação em Contexto de Trabalho

O que faz:

  1. Acompanhar as tendências do mercado nacional e internacional.
  2. Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização.
  3. Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing pré-estabelecidos/definidos.
  4. Operacionalizar as linhas de atuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia da organização e respetivo plano de comunicação.
  5. Participar na execução das ações/táticas de comunicação dirigidas aos diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades.
  6. Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização.
  7. Participar na organização e operacionalização de contextos/eventos que visem a promoção comercial ou institucional, com base em técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno e externo) da organização.
  8. Colaborar e participar na conceção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela integração ativa em equipas criativas ou de produção;
  9. Elaborar um plano de media e desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social.
  10. Participar na conceção, produção e seleção, de acordo com o modelo determinado, dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão suporte a operações relacionais.

Saída profissional:

  1. Empresas de comunicação social, marketing e publicidade
  2. Agências de publicidade e departamentos de relações públicas, comunicação e imagem de empresas e instituições, incluindo instituições públicas
  3. Assessoria em qualquer área da comunicação, marketing e publicidade
  4. Empresas de vendas, promoção e pesquisa de mercado
  5. Empresas de gestão de produto e organização de eventos
  6. Órgãos de comunicação social
  7. Marketing digital e social media

Atitudes:

  1. Demonstrar autonomia e responsabilidade.
  2. Demonstrar capacidade de iniciativa na resolução de situações concretas.
  3. Demonstrar capacidade de organização.
  4. Apresentar espírito crítico e hábitos de tolerância e de cooperação.
  5. Trabalhar em equipa.
  6. Demonstrar capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal.
  7. Demonstrar capacidade de argumentação, respeitando as ideias dos outros.
  8. Manifestar criatividade e abertura à mudança e inovação.
  9. Demonstrar capacidade de adaptação a diferentes situações e contextos.
  10. Demonstrar capacidade de sigilo e espírito de rigor.
  11. Revelar capacidade de gerir prioridades.
  12. Desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social.

Mais informações:
https://catalogo.anqep.gov.pt/qualificacoesDetalhe/7404

Subsídios:
  • Alimentação
  • Transporte ou Alojamento
  • Bolsa de Profissionalização
  • Cursos Profissionais