• Início
    Início Aqui é onde pode encontrar todos os artigos em todo o site.
  • Etiquetas
    Etiquetas Mostra uma lista de etiquetas que tem sido utilizados no blogue.
  • Professores
    Professores Procure o seu Professor favorito deste site.
  • Equipas
    Equipas Encontre a sua equipa aqui.
  • Arquivo
    Arquivo Contém uma lista de artigos que foram criados anteriormente.
  • Entrar
Publicado por em em Turismo
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Acessos: 716

Dia Mundial da luta contra a SIDA - 1 de dezembro

Dia Mundial da Luta Contra a Sida lembra doença que já infetou 47 mil pessoas no país

1/12/2014, 6:52
O Dia Mundial da Luta Contra a Sida assinala-se hoje com várias iniciativas, pelo país, para lembrar uma doença que, desde 1985, afetou mais de 47 mil pessoas em Portugal.

 

Para assinalar a efeméride, o Grupo de Mulheres com Intervenção na Sociedade da SER+, Associação Portuguesa Para a Prevenção e Desafio à Sida, promove a conferência “VIH e os Afetos”, com o objetivo de debater a problemática do VIH em Portugal.

A Abraço vai realizar um conjunto de ações com o objetivo de “continuar a sensibilizar a população portuguesa para a problemática do VIH/sida”, uma vez que o último relatório do Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge (INSA) refere que se encontravam notificados, cumulativamente, 47.390 casos de infeção VIH, dos quais 19.075 em “estadio sida”.

O dia também é marcado pela Abraço, com a realização da 22.ª Gala da Abraço, no Teatro São Luiz, em Lisboa, com ações de rua, que incluem rastreios ao VIH, na Praça dos Leões, no Porto, e um debate sobre o “investimento futuro na prevenção primária e secundária”, também no Porto.

A Universidade Católica vai acolher, entre hoje e quarta-feira, o Congresso Nacional de VIH, doenças infeciosas e microbiologia clínica, em que será discutido o futuro da terapêutica anti retrovírica, a simplificação dos tratamentos, a coinfecção VHC/VIH e o surto recente de ‘legionella’ em Portugal.

Segundo os dados do INSA, quase três casos por dia de infeção por VIH/sida foram diagnosticados no ano passado, em Portugal, num total de 1.093 situações, o que equivale a uma taxa de 10,5 novas infeções por 100.000 habitantes.

Quanto aos óbitos, foram notificados 226 mortes ocorridas no ano passado em pessoas com a infeção por VIH, 145 das quais no “estadio sida”.

 http://observador.pt/2014/12/01/dia-mundial-da-luta-contra-sida-lembra-doenca-que-ja-infetou-47-mil-pessoas-no-pais/

Na Escola Profissional de Trancoso as alunas do curso Profissional Técnico de Turismo também assinalaram a data com a realização de uma faixa afixada na escola, alusiva ao dia .

URL Trackback para este artigo

Comentários