• Início
    Início Aqui é onde pode encontrar todos os artigos em todo o site.
  • Etiquetas
    Etiquetas Mostra uma lista de etiquetas que tem sido utilizados no blogue.
  • Professores
    Professores Procure o seu Professor favorito deste site.
  • Equipas
    Equipas Encontre a sua equipa aqui.
  • Arquivo
    Arquivo Contém uma lista de artigos que foram criados anteriormente.
  • Entrar
Publicado por em em Geral
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Acessos: 90

ANQEP valida Relatório Final de Verificação EQAVET da EPT

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET), consagrado pela Recomendação de 18 de junho de 2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de Ministros da União Europeia, foi concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida.

A Escola Profissional de Trancoso, prosseguindo os seus objetivos de excelência pedagógica e qualidade na formação profissional, implementou o Sistema de Garantia de Qualidade alinhado com o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais – EQAVET que se encontra em processo de certificação.

No dia 3 de setembro de 2020, os peritos EQAVET enviados pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), efetuaram uma visita de verificação de conformidade EQAVET.  Do programa constou uma reunião com o painel de alunos, com o painel de outros stakeholders internos, com o painel de stakeholders externos, com a equipa diretiva e responsável pela qualidade, e um período para análise documental. Deixamos aqui os pontos fortes e os aspetos a melhorar identificados pelos peritos.

“A verificação conjunta com a análise documental e a visita à EPT são provas que permitem conhecer os princípios pelos quais o da ESCOLA PROFISSIONAL DE TRANCOSO se rege, a capacidade dos recursos humanos docentes e não docentes para gerir a qualidade e, sobretudo, o efeito que esta procura de qualidade tem nos alunos e em todos os interessados no sucesso profissional e pessoal. Assim, a gestão da organização com base na qualidade foi fundamental para que o processo de garantia de qualidade alinhado com o EQAVET esteja em processo de consolidação na organização. A avaliação global do alinhamento do sistema de garantia da qualidade na EPT com o Quadro EQAVET é positiva, havendo a destacar os seguintes pontos fortes:

- Grande proximidade entre estudante/pessoal docente e não docente, diretores de curso e outros órgãos da escola, o que contribui para o bom ambiente institucional que favorece a integração dos estudantes;

- Projetos associados de diferente natureza, locais e nacionais, importantes e de grande aceitação por parte dos estudantes, contribuindo dessa forma para o seu crescimento e desse modo aumentar os índices de qualidade da formação.

- Existência de mecanismos de alerta precoce para antecipar desvios aos objetivos traçados, bem como para controlar a assiduidade e o insucesso escolar.

- Boa relação com o tecido empresarial ou parceiros de âmbito local e regional.

- Objetivos estratégicos e indicadores bastante ambiciosos e alinhados com o EQAVET.

- Bom alinhamento dos recursos humanos com os objetivos estratégicos da instituição.

- Reuniões durante o ano com os pais dos estudantes nos diversos concelhos de proveniência dos estudantes.

 Recomendações para a melhoria do processo de garantia da qualidade da EFP:

- Aumentar e diversificar as parcerias com as Instituições de Ensino Superior, nomeadamente as de ensino politécnico, mais adequado à natureza de formação de ambas, com vista a melhor informar e orientar os alunos que pretendam o prosseguimento de estudos no ensino superior.

- Implementar um plano de formação para o pessoal docente e não docente tendo em vista o alinhamento com os objetivos estratégicos da organização.

- Melhorar e diversificar as formas de publicitação e divulgação dos resultados da avaliação e revisão, nomeadamente melhorar o sítio da internet com separador QUALIDADE/EQAVET.

- Dar maior visibilidade à oferta formativa da organização.

- Aumentar o número de parceiros de impacto de nível nacional.

- Divulgar os resultados dos inquéritos aos stakolders.

Face aos resultados da avaliação do processo de alinhamento do sistema de garantia de qualidade com o quadro EQAVET, desenvolvido pela Escola Profissional de Trancoso, propõe-se a atribuição do Selo de Conformidade EQAVET."

  In relatório final de verificação EQAVET elaborado pelos peritos (07.09.2020)

URL Trackback para este artigo

Comentários