No âmbito do Plano Anual de Atividades, e tendo em conta os objetivos operacionais previstos no Projeto Educativo 2015/2018 (Motivar os alunos para o sucesso escolar, continuar a promover uma estreita ligação entre a escola e o tecido empresarial local e regional e promover o espírito empreendedor e a capacidade de iniciativa), realizou-se nas instalações da Escola Profissional de Trancoso, no dia 8 de outubro de 2015, uma atividade de formação / visita à casa inteligente com "Tecnologia MORDOMUS".
O Mordomus é um sistema de domótica totalmente desenvolvido e produzido em Portugal, verdadeiramente inovador na gestão e controlo de habitações inteligentes.
A formação sobre domótica decorreu durante o período da manhã e foi orientada pelo Eng.º Luís Pinto, gerente da empresa IOLine Lda. Nesta sessão participaram 74 alunos dos cursos profissionais de Energias Renováveis, Instalações Elétricas, Gestão de Equipamentos Informáticos e Manutenção Industrial/Mecatrónica Automóvel.
Durante todo o dia, esteve presente nas instalações da EPT o veículo Show Room Móvel, também designado por Home Automation System, que integra a mostra do sistema de Gestão de uma Casa Inteligente (Intelligent House Management) designado por MORDOMUS. Este conceito, que está a revolucionar a área da domótica, começa a deixar de ser um luxo e a passar a estar ao alcance de todos. A Home Automation System foi visitada pela totalidade dos alunos da EPT, assim como pelo pessoal docente e não docente.
Esta iniciativa foi levada a cabo pelo Diretor dos Cursos Profissionais de Instalações Elétricas e Energias Renováveis, Eng. Pedro Dias, e teve como objetivo dotar os participantes de conhecimentos básicos em sistemas de Domótica bem como as suas potencialidades ao nível da otimização dos recursos presentes num edifício, de forma a permitir uma melhor compreensão dos conteúdos programáticos das disciplinas técnicas da área de eletricidade e energia.
Os alunos e professores consideraram esta atividade bastante interessante. Os objetivos foram plenamente alcançados. No que se refere à postura evidenciada pelos alunos, há que valorizar e elogiar o seu comportamento, o respeito pelas regras, pelas instruções que tiveram que cumprir e pelo sentido de responsabilidade.